domingo, 15 de abril de 2012

O Seminário da Campanha “Quem cala, consente – Violência sexual Contra Criança e adolescente é crime” mobilizou a população de Iguatu, na manhã desta quinta-feira (12/04)

 
O Seminário da Campanha “Quem cala, consente – Violência sexual Contra Criança e adolescente é crime” mobilizou a população de Iguatu, na manhã desta quinta-feira (12/04). O evento contou com a participação de cerca de 400 estudantes dos 14 municípios do ligados às coordenadorias regionais de desenvolvimento da educação (Credes) 16ª, em Iguatu, e 17ª em Icó.
A presidente da Comissão da Infância e Adolescencia da Assembleia, deputada Bethrose (PRP), abriu o debate e defendeu uma “mobilização permanente de sociedade cearense contra a violência sexual que atinge as crianças”. Ela falou sobre a campanha, que já realizou seminários em 15 municípios sedes de Credes, e tem como meta formar multiplicadores de desta luta.
A deputada enfatizou que a melhor forma de combater a violência sexual é criar ações de prevenção, informação e a participação das escolas e famílias. Ela falou também de fatores físicos e psicológicos que permitem a identificação de crianças e adolescentes, como doenças sexualmente transmissíveis (DST), mudanças de comportamento e de humor, tristeza, baixa da auto-estima e queda brusca no rendimento escolar.
A escritora Helena Damasceno fez palestra sobre o tema e destacou a importância da denúncia e do atendimento multidisciplinar a adolescentes e crianças, vítimas de violência sexual. Ela também falou sobre a identificação de crianças vítimas de abuso, onde denunciar, e as sequelas das vítimas de violência sexual.
A secretária de educação de Iguatu, Benildes Uchoa, defendeu o fortalecimento dos órgãos de proteção à criança. Ela afirmou que todas as escolas do município têm comissões contra maus tratos, e que os casos de abuso sexual são raros. Ressaltou que a falta de informação e o medo de denunciar ainda esconde muitos casos.
O promotor de Iguatu, Aureliano Rebouças, elogiou a iniciativa da Assembleia e ressaltou que o combate à violência sexual tem que ser feito de forma permanente, e não em ações pontuais. “Esse trabalho tem que priorizar a conscientização da sociedade”, disse Rebouças.
O coordenador do Crede 16, em Iguatu, Antônio Roberto Araújo, destacou o papel dos educadores na prevenção do abuso sexual.  “Professores e diretores precisam ver os alunos não mais como massa. É importante ter atenção e cuidado individual, acompanhar se o aluno está faltando e qual a razão das faltas para identificar vítimas e denunciar”, assinalou Araújo.
Ao final do seminário, foram criados grupos de trabalho de escolas participantes de vários municípios ligados às Credes 16, em Iguatu, e 17ª, em Icó, para elaboração de um plano de ações de combate à violência sexual em sua comunidade.
Também participaram do debate os delegados de Lavras da Mangabeira, Arlete Oliveira, e de Acopiara, Marciliano Ribeiro, a coordenadora da Crede 17 ª, em Icó, Maria Aparecida Lima, vereadores, secretários, conselheiros tutelares e autoridades da Região. Nesta sexta-feira (13/04) haverá um seminário no município de Senador Pompeu.
CV/CG

  • Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail: agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter: @Assembleia_CE

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
NOVO LIMA CAMPOS / ICÓ, CEARÁ, Brazil
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". (Fernando Pessoa)

Total de visualizações de página

CALENDÁRIO

Arquivo do blog