sexta-feira, 14 de março de 2014

Choque entre a modernidade e a memória

HUM083 - Os impactos do tombamento na vida dos moradores do sítio histórico de Icó: Choque entre a modernidade e a memória

 Sub-categoria: História

Clique em Curtir até o dia 20/03/2014 para votar em seu projeto favorito para o Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2014

 Resumo

A história é um registro valioso do que foi vivenciado pela humanidade em diferentes tempos e lugares. O rico patrimônio arquitetônico da cidade de Icó vislumbra muitos visitantes que se impressionam pela imponência da cidade, no entanto, esse patrimônio histórico-cultural não é valorizado justamente por aqueles que convivem com ele: os moradores do sítio histórico de Icó - CE. A cidade de Icó foi tombada como patrimônio Histórico Nacional conforme o DOU nº 218/1997, pois é formada por edificações do século XVIII e XIX. Considerando o tombamento como limitação ao direito de propriedade, parte dos residentes da área de proteção ignoram a legislação, promovendo intervenções, no entanto, o IPHAN e o executivo municipal buscam preservar e amenizar os impactos das ações de descaracterização por parte dos moradores. O estudo busca compreender as causas das intervenções e o choque gerado pelo tombamento, bem como soluções que viabilizem a conservação e valorização da história e memória da cidade. A pesquisa se desenvolveu de forma exploratória e interdisciplinar, analisando documentos legais sobre tombamento, bibliografia sobre o assunto em livros e artigos científicos, além de um levantamento de informações sobre ações de preservação ou de descaracterização. Também foi realizada uma pesquisa investigativa junto aos moradores do sítio histórico, com uma amostra de 7% desses, num universo de 430 moradores. Para finalização dos dados, foram entrevistados alguns moradores e historiadores, chegando-se, assim, à comprovação de que esses moradores não valorizam a história local e os patrimônios históricos por falta de conhecimento desses temas. Após a constatação, apresentam-se estratégias de intervenções que buscam amenizar o problema da desvalorização do sítio histórico.
Palavras-chave: Educação Patrimonial, História Local, Valorização do Sítio Histórico


Autores

Alana Angelim Paulino, Paloma Raquel Felizardo Borges

Orientador

Francisca Claudiana do Nascimento Vieira

Instituição

E.E.E.P. Deputado José Walfrido Monteiro

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
NOVO LIMA CAMPOS / ICÓ, CEARÁ, Brazil
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". (Fernando Pessoa)

Total de visualizações de página

CALENDÁRIO

Arquivo do blog