Comissão de Direitos Humanos debate Violência contra a Mulher Idosa
A Violência contra Mulheres Idosas foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Ceará na tarde desta quarta-feira (29/06).
A deputada Eliane Novais (PSB), autora do requerimento para a realização do debate, lembrou seu papel na presidência da Comissão de Direitos Humanos. “Tenho o dever de assegurar os direitos de pessoas idosas, principalmente das mulheres, que são tão vulneráveis. É triste saber que o Ceará apresenta tantos casos de violência contra elas”, disse.
A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, presente na audiência, afirmou que a reunião para debater o assunto já representa um grande avanço. “A sociedade não quer mais se calar diante desse tipo de crime. É isso que nos faz pensar em como dar um basta a essa violência”, avaliou.
Em nome da Pastoral Social da Arquidiocese de Fortaleza, o padre Haroldo Coelho pediu socorro para as mulheres que sofrem agressão. “Em favor da mulher existem muitos movimentos, mas não em defesa da mulher idosa. É um respeito à dignidade dessas senhoras. Nada além de seu direito”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lucila Bonfim, muito se fala sobre a violência contra a mulher idosa, mas pouco se sabe sobre a real dimensão dela. “Na maioria das vezes, a violência parte de uma pessoa de confiança dessa senhora, que pode sofrer abandono, abuso financeiro, físico, psicológico, sexual e não tem coragem de denunciar”, comentou.
Compareceram ao debate os representantes da União das Mulheres Cearenses do Maciço de Baturité, vereadores de Baturité, entre outros.
LA/AM
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário